Redação IV – Rebouças (tarde) 2010.1

Blog para a prática de redação online (UNESA)

Fake: Morre no Rio a atriz Eva Todor

leave a comment »

Por Lucas Alvares

Morreu na tarde desta segunda (17) a atriz Eva Todor, de 89 anos. Eva, que estava internada no Hospital Samaritano, na Gávea, desde o último dia 4, sofreu uma parada cardíaca no CTI do hospital por volta das 13h e não resistiu. A atriz, que completaria 90 anos em novembro, sofria de pneumonia e passava por problemas de saúde desde dezembro, quando foi internada em decorrência de uma hérnia de hiato. Na ocasião, Eva chegou a interromper suas gravações na novela “Caminho das Índias”, onde vivia a secretária Cidinha, seu último papel.

Éva Fodor, nome verdadeiro da atriz, nasceu em Budapeste, na Hungria, em 9 de novembro de 1920. Desembarcou no Brasil com os pais, que fugiam da pobreza do Leste Europeu, em 1929. No ano seguinte, ainda criança, Eva passou a atuar no Theatro Municipal como bailarina, carreira que havia sido iniciada ainda na Hungria, na Ópera Real de Budapeste. Sua estréia nos palcos como atriz se deu em 1934, na peça “Quanto Vale uma Mulher”, de Luiz Iglesias, com quem depois viria a se casar. Os dois viveriam juntos por 22 anos, até a morte do marido, em 1958. 6 anos depois, Eva se casou com o engenheiro químico Paulo Nolding, morto em 1989.

Dos palcos do teatro para as telas e telinhas, foi um pulo. Eva atuou em quatro filmes, entre eles um dos últimos sucessos do gênero chanchada, “Os Dois Ladrões”, no qual contracenou com Oscarito. Seu último papel no cinema foi em 2008, quando viveu a traficante Marly, em uma participação especial em “Meu Nome Não é Johnny”, de Mauro Lima. Na televisão, foram 21 trabalhos em novelas, minisséries e especiais, da versão censurada de “Roque Santeiro”, em 1975, a “Caminho das Índias”, de 2009.

Eva era viúva e não deixa filhos. A família ainda não informou o local e horário do velório e do sepultamento da artista.

About these ads

Written by red4reboucas20101

17/05/2010 at 16:40

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: